sexta-feira, 25 de março de 2011

Diferenciação entre usuários e traficantes

RIO – A Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia (CBDD) lançou, na manhã desta sexta-feira, relatório em que propõe uma ampliação do debate sobre drogas. Uma das principais propostas diz respeito a uma maior diferenciação entre usuários e traficantes. Segundo membros da comissão, a legislação de hoje não é clara e abre brechas para diferentes interpretações.

Um dos exemplos citados é o de Portugal, onde são considerados usuários aqueles que possuem uma quantidade de drogas para até dez dias de uso. A comissão pretende recolher assinaturas da sociedade para defender a questão e encaminhar um relatório para o Governo Federal.

- Se há problema de droga, que saia do terreno criminal, da polícia, e que venha para o terreno da saúde. O problema da polícia é bandido. O problema do consumo da droga, seja ela o álcool, o cigarro, a maconha ou o terrível crack, é um problema que precisa de assistência de saúde – defendeu Rubem César Fernandes, secretário executivo da CBDD e diretor executivo do Viva Rio, acrescentando que a política internacional de combate às drogas – estabelecida pela ONU em 1998 – fracassou.

A comissão é formada por pessoas de diferentes setores, como saúde, segurança, direito e economia. Participaram do encontro realizado na Fiocruz, no Rio de Janeiro, o presidente da entidade de pesquisa, Paulo Gadelha, o coronel da Reserva da PM e ex-secretário de Direitos Humanos, Jorge da Silva, e o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), entre outros. Na ocasião, foi lançada também uma cartilha sobre a política de redução de danos, que será distribuída para agentes comunitários de saúde em comunidades do Rio. O livro foi elaborado em parceria da Prefeitura do Rio e do Viva Rio.

Fonte: G1

Concursos Nacionais da SENAD

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - SENAD, do Ministério da Justiça, com o objetivo de incentivar a participação dos diferentes níveis estudantis em atividades culturais de valorização da vida e estimular a mobilização e o engajamento da sociedade nas atividades relacionadas à prevenção do uso de drogas, promove, anualmente, concursos nacionais sobre o tema.

O sucesso destes concursos mostra a percepção que a sociedade tem sobre a importância das ações de prevenção do uso de drogas, através de ampla participação de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

A SENAD está promovendo o XII Concurso Nacional de Cartazes, direcionado a estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, o I Concurso Nacional de Vídeo, direcionado a estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de 9 anos e Ensino Médio, o IX Concurso Nacional de Fotografia e o IX Concurso Nacional de Jingle, dirigidos à população em geral. Este ano os concursos têm como tema "Arte e Cultura na prevenção do uso de crack e outras drogas".

Em parceria com o Centro de Integração Empresa/Escola - CIEE, a SENAD está lançando o X Concurso de Monografia para Estudantes Universitários, com o tema A Intersetorialidade como Estratégia de Enfrentamento ao Crack.

Não perca tempo nem prazo, os trabalhos deverão ser postados até o dia 25 de abril de 2011. 


Clique nos banners para saber mais sobre os concursos:


 

terça-feira, 1 de março de 2011

Posse do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas

O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, empossou na tarde desta segunda feira (28), os integrantes do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad). 

A solenidade aconteceu no Teatro Banzeiros e contou com a presença de diversas autoridades, além de representantes de entidades que trabalham na recuperação de dependentes químicos, estudantes e membros de igrejas evangélicas e católica. O coordenador de políticas públicas para a juventude, Samuel Pessoa, foi empossado como presidente do Comad.  
  
Roberto Sobrinho destacou várias ações que a prefeitura vem fazendo no enfrentamento às drogas e como sua gestão vem atuando na prevenção. Ele citou como exemplo a Jornada Ampliada, que mantém as crianças na escola no horário em que não está estudando, com a finalidade de transmitir outros conhecimentos e envolvê-las em práticas esportivas, tirando-as da situação de vulnerabilidade social.

Também mereceu destaque por parte do prefeito, a criação do Centro de Apoio Psicossocial (CAPs), que atualmente atende cerca de mil dependentes químicos, sendo que desse total, 150 são crianças com idades a partir de 12 anos, e unidade para tratar mulheres que sofrem de dependência de drogas, em parceria com a Casa Família Rosetta. "Isso demonstra ações e não apenas discursos para enfrentar esse grave problema social", enfatizou.

O prefeito declarou que o Município está fazendo a sua parte, mas "é preciso a união de todos os segmentos. Precisamos atuar com inteligência, de forma articulada e organizada para o enfrentamento às drogas. Roberto Sobrinho ainda mencionou o projeto Nós na Prevenção, liderado pela Coordenadoria de Juventude, que vai formar jovens multiplicadores para atuarem em suas comunidades
.
Ele agradeceu e enalteceu o apoio de todas as entidades que de forma direta ou indireta contribuíram para que o Comad se tornasse uma realidade. "É uma causa muito justa impedirmos que nossos filhos sejam envolvidos com as drogas", disse o prefeito emocionado e acrescentou que o Comad vai fortalecer o trabalho que a prefeitura já vem desenvolvendo. Em seguida, assinou o decreto nº 11.992, de 21 de fevereiro de 2011 e empossou os membros do Comad.

Juventude
  
Samuel Pessoa, um dos articuladores da criação do Comad, enalteceu o apoio recebido do prefeito Roberto Sobrinho, da primeira dama, Lucilene Peixoto (que também foi empossada como uma das conselheiras) e da chefe de gabinete do prefeito, Mirian Saldaña. "Droga é um problema de toda a sociedade. Não basta somente a boa vontade dos governantes", disse.

Lucilene Peixoto lembrou das primeiras reuniões que participou com objetivo de formar o Comad. Agradeceu o empenho de todos e sugeriu a inclusão no Comad de um representante do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher. Ao enfatizar a importância da criação de redes para enfrentar problemas como as drogas, ela enfatizou: "Que essa rede embale o sonho de um Município melhor, um Município sem drogas".

O presidente do Conselho Estadual Sobre Drogas, João Henrique Rodrigues, parabenizou o prefeito Roberto Sobrinho pela iniciativa e elogiou a integração entre o poder público municipal e a sociedade civil organizada. O presidente da Câmara de Porto Velho, vereador Delson Moreira (pastor Delson), também empossado como conselheiro enfatizou ser necessário conscientizar a juventude sobre o perigo das drogas. Outro membro do comad, professor universitário Josenir Dettoni (Unir) declarou: "Hoje é um dia de esperança. Estamos reunidos para construirmos um caminho de luz com mais conhecimento e sem preconceito".

Homenagem

Após a posse dos conselheiros, o presidente dos Alcoólicos Anônimos, José da Silva, homenageou o prefeito Roberto Sobrinho, entregando-lhe um exemplar da revista Vivência, que fala sobre a mensagem dos grupos que tratam pessoas dependentes de álcool.

Membros do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas,representantes da Prefeitura de Porto Velho:
Francisca Rodrigues (titular/Semusa) e Ademitr Pereira (suplente/Caps);
Fabrízia Maria Roque (titular) e Valdenir Assunção da Silva (suplente), ambos da Semes;
Semed – Adriana Oliveira da Silva (titular) e Valdete da Silva Leite (suplente;
Defesa Civil – Reinaldo Raimundo da Silva (titular) e Natanael Castro Moura (suplente);
Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres – primeira dama Lucilene Peixoto dos Reis (titular) e Mara Regina Oliveira Araújo (suplente);
Fundação Iaripuna – Francisco Gregório da Silva (titular) e Regina Coeli Lopes (suplente);
Semas – Hiata Souza Silva (titular) e Edimar Vieira Passos (suplente);
Procuradoria Geral do Município (PGM) – Moacir de Souza Magalhães (titular) e Arlindo Carvalho dos Santos (suplente);
Coordenadoria de Políticas Públicas para Juventude – Samuel Pessoa da Silva (titular) e Israel Trindade Lourenço (suplente);
Conselho Tutelar – Angela Fortes (2º conselho/titular) e Francisco Chaves de Lima (1º conselho/suplente);
Câmara Municipal – Vereador Delson Moreira Júnior (pastor Delson/titular) e vereador João Bosco da Costa (suplente);
Sempla – Antônio Torres (titular) e Sara Esdras Sczczepaniak (suplente);
Representantes da sociedade civil organizada
OAB/RO – Cristian José de Souza Delgado (titular) e Stefano José do Nascimento Rodrigues (suplente);
Conselho Regional de Psicologia (CRP) – Ana Maria Pereira dos Santos (titular) e Claudiana Linhares Almeida (suplente);
Conselho Regional de Assistência Social (CRESS) – lizane Espíndola Coelho (titular) e Anastácia Schwamback (suplente);
Sindicato dos Jornalistas (Sinjor) – Luzineide Alves Silva Costa (titular) e Antônio Roque Ferreira (suplente);
Entidades com trabalhos na área de prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social de usuários de drogas:
Organização Cidadania Ativa (OCA) – Douglas dos Santos Laudiauzer (titular) e Caroline de Oliveira Calegário (suplente);
Centro Masculino de Dependentes Químicos Refúgio Canaã (FUNDAD) – Ronny Paulo Gonçalves (titular) e Luiz Marcos Pinto de Oliveira (suplente);
Associação Casa Família Rosetta – Sérgio Surace (titular) e William Cristian da Silva (suplente);
Representantes de Instituições de Ensino Superior:
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) – Josenir Lopes Dettoni (docente/titular) e Luciano Henrique da Silva Costa (dicente/suplente);
Representantes do setor empresarial
Eletrobrás Distribuição Rondônia – Janes Júlio de Campos (titular); Tânia Maria Toso (suplente);
 
Representantes do Movimento Popular
Maria Clarice Alves Braga (projeto Educação Cidadã/titular) e Rogégio Danin Rodrigues (MNMMR/suplente);
Representantes da classe dos trabalhadores
Orlando Francisco de Souza (Sindur/titular) e Maria Gerusa da Silva Souza (CUT)/suplente).

Por: Augusto José
Fotos: Quintela